Salas Málico de Volta a Casa
Salas Málico atleta do Clube Ferroviário de Nampula, convocado a Seleção Nacional para participar do torneio COSAFA , apresentou-se à 21 de Julho do ano em curso ao clube com bom animo e disposto à representar a sua turma locomotiva.
Numa entrevista rápida a nossa redação, Salas reconhece que o torneio decorreu da melhor forma, apesar da Seleção Nacional não ter alcançado os lugares cimeiros da competição mas contudo, foi uma boa experiência.
Quanto ao nível de experiência obtida, Salas admira o esforço e a dinâmica de trabalho não só da Equipa Técnica assim como dos outros colegas atletas da seleção, pois, aprendeu muito com eles.
ʽʽPara mim uma das maiores dificuldades por lá, foi o tipo de alimentação da terra do Rand, eles usam temperos diferentes e tal.. mas fora disso correu tudo bem.’’ - disse Salas Málico, durante a entrevista.ʽʽ
Jogadores e Equipa Técnica Submetida ao Teste de Covid
No âmbito do controlo da propagação do Covid-19 no seio do Clube Ferroviário de Nampula, os atletas da equipa principal de futebol e a equipa técnica, foram submetidos ao rastreio do coronavírus à 22 de Julho do ano em curso.
O processo decorreu no salão nobre do clube e sem sobressaltos, visto que a testagem pela pandemia viral é crucial para o controle e consequente continuidade das actividades desportivas do clube.
Na sequência da divulgação dos resultados uma hora após a testagem por Eusébio Muatuca, médico do clube, felizmente nenhum caso foi detectado.
José Samo, Director desportivo do Clube Ferroviário de Nampula, enaltece o facto da sua agremiação estár a cumprir a risca todos os requisitos emanados pelo Ministério da Saúde.
‘‘Felizmente estamos a ter testes que não revelam nenhuma preocupação, todos jogadores testaram negativo, e isso é um sinal de que os jogadores estão a cumprir com aquilo que é a orientação do departamento médico do clube face a esta pandemia que está a assolar o nosso país e ao mundo.’’ - Disse José Samo durante a entrevista após a testagem dos atletas.
Velhos Tempos
Convidado: Horácio Natal; Ex Guarda-Redes do Clube Ferroviário de Nampula.
Apresentação: Chamo-me Horácio Henriques Natal, mais conhecido por Baía, venho por meio desta saudar a toda massa adepta do Clube Ferroviário de Nampula.
Historial: Em 1998 fui convidado a jogar pelo Estrela Vermelha de Maputo, joguei lá por três épocas, em 2001 tive um convite do Mister Armando para o Ferroviário de Nampula e joguei pelo clube por nove anos, ganhei a Taça de Moçambique e o campeonato nacional, representei também a província e ao clube em competições internacionais.
Qual Foi o Grande Desafio no jogo da Final da Taça de Moçambique em 2003?
De primeira eu não era titular, naqueles tempos o titular era é o Xico, só que infelizmente nas vésperas do jogo a Mãe do Xico perde a vida, e o Mister Mussa me indica para ocupar a baliza.
Em 2003 & 2004 qual foi a sensação de ser Campeão?
A sensação foi de grande alegria, porque eu não esperava que um dia eu venceria Taça de Moçambique e creio que os populares da província não esperavam que venceríamos também a Taça do Moçambola em 2004.
Em poucas Palavras que Análise faz do Futebol Actual?
Eu penso que o futebol mudou, o futebol agora é… é mais ciência e as condições dos jogadores actuais são bem melhores comparando com as dos nossos tempos.
Considerações Finais: Desejo muita força aos AXINENE, e continuem a lutar, Nós Somos Axinenes.
Axinene Arrivava!
Atletas Alertados Sobre o Covid-19
O médico da equipa Dr. João Carlos, visitou a 19 de julho do ano em curso os atletas da equipa principal de futebol no estádio 25 de Junho.
O objetivo da visita é de consciencializar aos atletas sobre os cuidados a ter perante a nova variante do Covid presente no país, a ‘‘Delta’’.
O uso da máscara e a posse do álcool gel nas actividades diárias dos atletas foram alguns dos conselhos dados para evitar-se o contágio e deste modo proteger a vida dos atletas.
Moçambola Escapa a Paralisação
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi proferiu à 15 de Julho do ano em curso, uma comunicação à nação no âmbito da situação da calamidade pública
Nesse contexto, no que tange ao futebol, fica decidido que as equipas do ‘‘provincial’’ devem cancelar os treinos e competições e as que que participam no campeonato principal de futebol do país podem continuar, mas com uma condição, todos os atletas devem estar devidamente vacinados.
O Clube Ferroviário de Nampula recebe próximo dia 24 de Julho, em casa, o Grupo Desportivo de Maputo, jogo referente a 12ª Jornada da presente edição do Moçambola.
Atletas e Funcionários Vacinados Contra o Covid-19
Na sequência do processo de vacinação contra o covid-19, os atletas da equipa sénior masculina de futebol, assim como o pessoal de apoio do Clube Ferroviário de Nampula, completa a 03 de julho do ano em curso a segunda e ultima dose da vacina.
O processo decorreu no salão nobre do clube e sem sobressaltos, visto que a vacinação contra a pandemia é crucial para a continuidade das actividades desportivas do clube.
Governador da Província Visita aos AXINENE
O governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, efectuou uma visita ao clube ferroviário de Nampula a 24 de junho do ano em curso, com o objectivo de fazer uma radiografia da situação real e actual da família AXINENE.
Durante a visita, o governador auscultou as ideias e preocupações dadas pelos sócios, numa sessão aberta de debate no Salão nobre do clube.
Após o debate o governador oferta seis bolas de futebol e promete a todos participantes que este não será o primeiro e ultimo encontro com os sócios e o mesmo almeja também a presença de alguns adeptos para diversificação de opiniões, e melhoria do clube de todos nós, Clube Ferroviário de Nampula.
Payo Amarchande o Novo Treinador Adjunto
No âmbito da melhoria da prestação por parte da equipa sénior masculina de futebol, foi apresentado a 05 de julho do ano em curso o novo treinador adjunto da equipa.
Trata-se de Payo Amarchande, ex atleta do clube que aceitou o desafio de ‘‘largar as botas’’ e dar suporte ao atual treinador principal da equipa, Nelson Santos.
Nesta senda, Amarchande substitui Artur Macassar que vai abraçar novas oportunidades na carreira rumo ao comando técnico do Clube Ferroviário de Nacala.
Clube Ferroviário de Nampula com Novos Reforços no Futebol
No âmbito da melhoria de prestação por parte da equipa príncipal de futebol nas competições, foram apresentados a 22 de junho do ano em curso seis novos atletas com vista a reforçar a equipa.
A atenção está mais virada para a maior competição de futebol no país, o Moçambola, que neste momento as equipas seguem para a 11ª jornada.
Salas Málico Novamente no Leque de Apostas de Horácio Gonçalves
Horácio Gonçalves selecionador nacional de futebol anuncia a 21 de Junho do ano em curso, em Nampula, os convocados a seleção de Nacional Sub-23 de futebol com vista a participação no torneio da Taça COSAFA, no entanto, Salas Málico não escapa a escolha de Gonçalves.
“ É sempre uma hora e grande orgulho representar o meu país, obrigado pela confiança mais uma vez.” escreveu Salas Málico nas redes sociais.
O torneio COSAFA, vai decorrer de 7 a 18 de julho na vizinha Republica da Africa do Sul concretamente em Port Elisabeth e vai contar com 12 seleções divididas em três grupos.
O Grupo (A) conta com as seleções da Africado Sul, Lesotho, Eswatine e Botswana; Grupo (B), Zâmbia, Ilhas Comores, Madagáscar e Malawi; Grupo (C) Moçambique, Senegal, Zimbabwe e Namíbia.
Nelson Santos Assume o Comando Técnico do Clube Ferroviário de Nampula
O Clube Ferroviário de Nampula, apresenta de forma oficial a seis de junho do ano em curso no Salão Nobre, o selecionador da equipa principal de futebol, Nelson Santos.
Após uma busca incansável por um treinador a altura de comandar a equipa principal de futebol na presente época do Moçambola, Santos foi a escolha.
O mesmo inicia o seu trabalho como treinador principal a seis de junho do ano em curso comandando assim os treinos com vista a preparação para as próximas jornadas.
Clube Ferroviário de Nampula Forma Colaboradores em Informática
Com vista a garantir maior flexibilidade e organização dos internos, realiza-se de 07 a 27 de Junho, no Salão Nobre, um treinamento em informática para quatro colaboradores do Clube Ferroviário de Nampula.
O curso está a ser administrado pela empresa A-VAT I.T SOLUTIONS e tem como objectivo dotar os colaboradores em ferramentas de informática para melhor dinamização, qualidade e organização de informações, a nível de prestação de serviço da instituição.
Associação dos Jovens e Amigos do Desporto de Nampula Oferece Material Desportivo ao Clube Ferroviário de Nampula
No âmbito do apoio
e massificação desportiva, a Associação dos Jovens e Amigos do Desporto de
Nampula, ofertam material desportivo ao departamento de basquetebol a 02 de
Junho do ano em curso.
São no total, dez bolas de basquetebol, oito cones, seis apitos e seis cronómetros.
‘‘ É muito gratificante receber este material, visto que o mesmo estava em falta para as nossas equipas do basquetebol. Com este material vamos tentar melhorar o nosso trabalho ensinando não só as camadas de formação como também os seniores masculinos e femininos.’’ - Disse Cândida Chirindza, Vice-Presidente da área do basquete.
Gulam Odedra membro desta associação, almeja que o material seja bem usado e que gere frutos para as equipes de modo a garantir a sua capacidade para a alta competição.
Este é o segundo gesto desta natureza em menos de duas semanas, sendo que dez bolas foram entregues na semana passada pelos amigos e praticantes do futsal, e neste momento, o departamento conta com 20 bolas novas.
Chaquire Bemat Exonerado do Comando Técnico do Clube Ferroviário de Nampula
Tendo em conta o desempenho e resultados negativos que a equipe de futebol regista, a direção do Clube Ferroviário de Nampula, decidiu no dia 10 de Maio do corrente ano, o afastamento do treinador principal e seus adjuntos dos cargos na equipa sénior masculina de futebol.
Bemat, deixa o cargo tendo assinado na epóca passada pelo Clube Ferroviário de Nampula, neste momento, como substituto temporário o clube conta com o treinador interino Artur Macassar.
Cruz Vermelha de Moçambique Capacita Pessoal de Apoio do C.F.V.N em Primeiros Socorros
No âmbito da melhoria da capacidade de resposta nos eventos e jogos desportivos por parte do pessoal de apoio, decorreu de 02 a 04 de Maio uma capacitação em materia de primeiros socorros pela Cruz Vermelha de Moçambique (C.V.M) no salão nobre do Clube Ferroviário de Nampula.
Foram no total quatro (04) formandos habilitados na matéria de primeiros socorros, e os mesmos se vão beneficiar de um certificado válido por dois anos devendo assim passar por uma reciclagem.
Carlos Amisse formador da C.V.M, enalteceu e saudou a iniciativa do Clube Ferroviário de Nampula e exorta aos outros clubes que sigam o exemplo e formem os colaboradores de modo a que estejam capacitados a intervir em situações de urgência.
Imunização Contra o COVID-19
Após o arranque do processo de imunização contra a COVID-19 no desporto moçambicano, os jogadores de futebol, membros da direcção e equipe de apoio, beneficiam-se do processo de vacinação cujo o mesmo realiza-se no salão nobre do clube aos 05 de Maio do corrente ano.
Encontro entre os Sócios o Corpo Directivo dos CFM e Clube Ferroviário de Nampula
No âmbito de boas relações e enriquecimento de proxímidade entre os sócios, direção do clube e o Executivo dos CFM-NORTE, decorreu no dia 27.04.2021, uma reunião de alinhamento estratégico da melhoria do clube.
Reunião esta, solicitada pelos sócios do clube, com vista a demonstrar os seus anseios ao novo director executivo dos CFM-NORTE, Emídio Victor Bata, e este auscultou atentamente as inquietações e ideias lançadas no encontro.
Durante a reunião, foram abordados assuntos diversos, entre eles, a melhoria dos equipamentos desportivos, contratação de atletas, melhoria das infraestruturas desportivas, e também tirou-se a limpo informações não verídicas que circulavam em torno dos sócios e simpatizantes do clube.
Formação de Operadores do Teste Rápido de COVID-19
O salão nobre do Clube Ferroviário de Nampula, acolheu na manhã desta quinta-feira, 18 de Março, o curso de formação de operadores de teste rápido (TDR de Antígeno de COVID-19), ministrado pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), aos médicos dos clubes que participam no moçambola, nomeadamente os clubes ferroviário de Nampula, Nacala e Lichinga.
No entanto, após a conclusão do curso os clubes estaram aptos em executar as testagens dos atletas internamente, sobre a supervisão do INS.
Clube Ferroviário de Nampula de Regresso aos Treinos
O clube ferroviário
de Nampula volta as quatro linhas dia 8 de março, no estádio 25 de Junho para
afinar os vagões da sua locomotiva futebolística com o intuito de treinar para colher
bons resultados nas próximas jornadas do Moçambola.
De acordo com os resultados anunciados pelo Instituto Nacional de Saúde, a taxa de positividade dos exames de despiste do novo Covid-19 dentro do clube são aceitáveis para o retorno aos treinos da mais alta competição de futebol do país.
Executivo dos CFM Norte Visita o Clube Ferroviário de Nampula
O clube ferroviário de Nampula recebeu na manhã desta quarta-feira (03), a visita do Director Executivo dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) Região Norte.
No âmbito da sua visita, o mesmo foi conduzido as demais instalações do clube nomeadamente a direcção, piscina, pavilhão de desportos, estádio 25 de Junho e as instâncias de restauração que estão a operar nas instalações do clube.
Durante a visita demonstrou-se impressionado com a grandeza do clube, desde o seu historial até as infraestruturas, e mediante a esta compreendeu a fundo as demais necessidades e dificuldades que o clube enfrenta, demonstrando deste modo a disponibilidade do executivo em apoiar o clube.